Do campo à cidade, o transporte cooperativo garante mobilidade, renda e desenvolvimento
11 de setembro de 2025 às 08:48

Atualmente, o ramo Transporte reúne 71 cooperativas, que operam com uma frota de 12,4 mil veículos, incluindo operações no Mercosul.
Você sabia que no Rio Grande do Sul são as cooperativas de transporte que promovem a conexão entre o campo e a cidade, garantindo mobilidade, eficiência e renda para milhares de famílias? Em um setor estratégico para a economia, o cooperativismo atua com soluções inovadoras e sustentáveis que vão do transporte urbano à logística internacional de cargas.
São mais de 40 anos que o transporte cooperativo atua no Brasil, sendo a Cooperativa Cootracagel a primeira cooperativa registrada pelo Sistema Ocergs em 1983. Atualmente, o ramo Transporte reúne 71 cooperativas, que operam com uma frota de 12,4 mil veículos, incluindo operações no Mercosul. Com base no modelo cooperativo, os profissionais mantêm a propriedade de seus veículos, mas compartilham recursos, tomam decisões coletivas e se beneficiam de estruturas como centrais de compras, postos próprios e plataformas digitais.
Transporte de valor
Em 2024, as cooperativas do ramo Transporte no Rio Grande do Sul registraram um faturamento de R$ 1,9 bilhão, com crescimento de 20,61% em relação ao ano anterior. Esses números refletem o fortalecimento do setor na geração de trabalho, renda e competitividade, beneficiando 12.554 cooperados e 472 empregados.
O crescimento do ramo também se expressa no número de cooperativas, que subiu 6% em relação a 2023. As cooperativas gaúchas atuam no transporte de grãos, leite, fertilizantes, combustíveis, produtos alimentícios e industriais, conectando produtores, empresas e consumidores por meio de uma rede eficiente e colaborativa.
Do Mercosul à mobilidade urbana
Das cooperativas de transporte gaúchas, 27 operam internacionalmente, levando produtos como grãos, autopeças e materiais industriais para os países do Mercosul. Com filiais e pontos de apoio estrategicamente localizados, elas garantem suporte logístico de ponta e atuação segura e eficiente no cenário internacional.
Além disso, o ramo vem inovando em soluções de mobilidade urbana. Um exemplo é a Comobi, cooperativa que atua por meio de aplicativo próprio, oferecendo transporte de passageiros com diferencial: os motoristas são cooperados. Isso significa que a renda gerada fica na cooperativa, circulando entre os próprios cooperados e suas famílias, fortalecendo o tecido social da comunidade.
Na hora de escolher, escolha #SomosCoop
Onde tem uma cooperativa, tem conexão, desenvolvimento local, renda e futuro. Com esse propósito, o Sistema Ocergs lançou a campanha Onde tem uma cooperativa, incentivando escolhas conscientes e que beneficiam toda a sociedade. Ao optar por itens com o selo SomosCoop, você apoia negócios que transformam realidades, da produção ao consumo final.
Acesse a Vitrine SomosCoop e descubra as cooperativas gaúchas que já fazem parte desse movimento de cooperação e impacto positivo.
Escolha cooperativas de transporte. Escolha mover o que é nosso. Escolha um jeito mais colaborativo de conectar distâncias e aproximar pessoas.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS