Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sistema Ocergs celebra finalistas gaúchos no Prêmio SomosCoop 2024

9 de dezembro de 2024 às 15:01

Sistema Ocergs celebra finalistas gaúchos no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024

Iniciativas transformadoras, que colocam o cooperativismo no centro do desenvolvimento social, econômico e ambiental, reforçando o impacto positivo do movimento em comunidades locais e nacionais, foram premiadas nesta terça-feira (3/12), em Brasília. O 14º Prêmio Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024, promovido pelo Sistema OCB, premiou 18 projetos com troféus ouro, prata e bronze em seis diferentes categorias: Comunicação Coop; Coop Cidadã; Cultura Cooperativista; Desenvolvimento Ambiental; Inovação e Intercooperação. Também foram contemplados 12 jornalistas e/ou veículos de comunicação na categoria Imprensa, criada para esse ano. Entre os finalistas, cinco projetos gaúchos foram agraciados.

Na categoria Desenvolvimento Ambiental, a Sicredi Conexão ganhou o troféu bronze com o case “A cooperação da Abelha e o Café”. “Receber este prêmio, que tem uma credibilidade gigantesca, é um orgulho muito grande. Isso reflete o propósito sistêmico, de juntos construirmos uma sociedade mais próspera, afirmou a presidente da entidade, Angelita Cadoná.

Em Intercooperação, o projeto “Até o último associado”, da Certel Energia, em parceria com diversas cooperativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ganhou o troféu Ouro. “Sem dúvida, é um momento muito especial. O nosso projeto foi escrito em função da catástrofe que aconteceu no Rio Grande do Sul. E ele nos dá um exemplo de como ressurgir, como renovar e como reconstruir”, disse o presidente da cooperativa, Erineo Hennemann.

Na categoria Imprensa/Radiojornalismo a Agência Radioweb, com a matéria “Cooperativismo: o poder de organizar, impulsionar e gerar renda” recebeu o troféu Bronze. “Esta premiação tem um significado muito especial, pois é o reconhecimento do bom jornalismo. Ficamos muito felizes em poder contar boas histórias que só o cooperativismo proporciona”, declarou o repórter Rafael Silva. A Tua Rádio São Francisco, foi a grande vencedora da categoria com a série de reportagens “Cooperar é unir forças”. “Este prêmio confirma que o jornalismo está fazendo seu papel, disseminando a informação e mostrando projetos que fazem a diferença e ajudam as pessoas”, concluiu o jornalista Tales Armiliato.

Com a reportagem “A força do cooperativismo no RS: cooperativas levam tecnologia e desenvolvimento para o campo”, a RBSTV ganhou o troféu Bronze na categoria Imprensa/Telejornalismo. “A nossa matéria mostrou um pouco do que o cooperativismo pode fazer pelas pessoas, possibilitando que famílias produtoras gaúchas possam ampliar os seus negócios e levar mais desenvolvimento para suas propriedades. Estou muito feliz em poder levar esse troféu para o Rio Grande do Sul”, afirmou a repórter Francieli Alonso.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destacou a relevância da premiação como um reconhecimento significativo para os gaúchos, após a superação da maior enchente e da maior seca no mesmo ano no estado. “Este foi um ano de reconstrução e resiliência, no qual reafirmamos nossa visão de crescimento e superação. É fundamental que possamos mostrar ao Rio Grande do Sul e ao país o papel transformador do cooperativismo, além de reforçarmos a importância da integração entre todos os seus ramos,” concluiu Hartmann.

 

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!