Sistema OCB tem reunião das Câmaras Temáticas do Ramo Transporte
24 de abril de 2017 às 22:56
Integrantes das Câmaras Temáticas do Ramo Transporte tiveram, na quarta-feira (16/12), uma nova reunião, na qual foram discutidos temas como: código de recolhimento previdenciário, atualização do projeto de criação de linhas de financiamento junto ao BNDES e informações sobre o marco regulatório do transporte rodoviário de cargas.
Os participantes avançaram na discussão sobre dois pareceres, atualmente em fase de conclusão no âmbito do Conselho Consultivo do Ramo Transporte. O primeiro é sobre Insumos e, o outro, Fundos. Para operacionalizar a frota de veículos, tanto de cargas quanto de passageiros, é indispensável considerar a utilização de insumos operacionais básicos, como peças, acessórios e material de manutenção, entre outros componentes e materiais de uso e consumo necessários ao adequado funcionamento e conservação dos veículos.
Já o objetivo do Fundo é cobrir eventuais danos nos veículos dos cooperados que componham a frota da cooperativa e sejam utilizados para a consecução da atividade fim.
Além disso, o grupo também discutiu a atualização do projeto com o BNDES para a criação de três linhas de financiamento para cooperativas de transporte, objetivando o saneamento financeiro das cooperativas, o capital de giro e renovação de frota. Este projeto foi apresentado ao Banco no ano passado e precisa de reestruturação, não só sob a ótica das taxas de juros, mas também dos pontos de vista operacional e técnico, de informações sobre frotas, envolvendo os dois segmentos: cargas e passageiros.
MARCO REGULATÓRIO – Os representantes do setor, que integram às Câmaras Temáticas do Ramo Transporte, também foram informados pelo Sistema OCB sobre a participação da entidade na audiência pública onde foram apresentados os pleitos das cooperativas. Dentre eles a equiparação das cooperativas de transporte às empresas transportadoras de cargas para fins de pagamento eletrônico de frete e consequente emissão do Código de Identificação da Operação de Transporte (CIOT).
NEGÓCIOS – Outro assunto da pauta disse respeito às estratégias em relação à rodada de negócios que as cooperativas de carga realizarão em Esteio (RS), na Expointer. O objetivo do evento é que as cooperativas ofertem seus serviços a embarcadores e demais possíveis clientes. A Expointer é uma feira agropecuária e, por isso, reúne em um só local, ao mesmo tempo, os principais clientes das cooperativas transportadoras.
Fonte:OCB