Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sistema OCB lança programa Aceleracoop

17 de setembro de 2021 às 10:19

 O Sistema OCB lançou nesta quarta-feira (15/09) o programa Aceleracoop, com o objetivo de fornecer soluções voltadas à melhoria dos processos gerenciais de gestão e de governança de cooperativas, bem como seu fortalecimento para uma participação no mercado focada na ampliação dos resultados econômicos e financeiros. O programa é realizado pelas unidades estaduais e conta com o apoio Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV).

Segundo a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, esse é um programa criado especificamente para cooperativas agropecuárias das regiões Norte e Nordeste, de pequeno porte, com faturamento até R$ 100 milhões por ano.

“Nós percebemos que muitas dessas cooperativas estão há anos no mesmo estágio de crescimento. Elas sobrevivem ou estão estagnadas e têm dificuldades para crescer e aumentar os benefícios aos seus cooperados. Como causas para isso, temos questões que envolvem a baixa profissionalização e pouca capacidade de analisar seu mercado, de conhecer seus clientes e a concorrência e de não dispor de técnicas para pensar o futuro e a evolução do negócio. Com o tempo, os cooperados podem começar a reduzir suas transações com a cooperativa, enfraquecendo o vínculo. Queremos evitar isso”, explica Tânia.

METODOLOGIA

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sistema OCB, Susan Miyashita Vilela, a metodologia do programa é baseada no diagnóstico do negócio da cooperativa. A partir disso, são elaborados a reflexão estratégica, matriz de cooperação e um de plano de ação, com o estabelecimento de parcerias para atendimento das lacunas e oportunidades identificadas e oferta de soluções de desenvolvimento humano e organizacional.

“Essa metodologia tem foco nos seguintes pilares: organização do quadro social para a produção, desenvolvimento ou aperfeiçoamento da produção, gestão e governança, agregação de valor ou verticalização da cadeia, mercado. A ideia é acompanhar a cooperativa por um tempo, para que ela consiga ser a protagonista do processo e estar comprometida com todas as ações do programa”.

PARTICIPE

Para participar, basta que a cooperativa interessada procure o apoio da unidade estadual. Atualmente, o programa inicia com as cooperativas dos estados de Pará e Rondônia, e se dará o início da multiplicação da metodologia para os estados do Ceará e Pernambuco.

 

Fonte: Sistema OCB.

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!