Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prêmio Melhores do Ano reconhece boas práticas do cooperativismo gaúcho

20 de outubro de 2025 às 11:20

Iniciativa reconheceu cases de impacto em gestão, ESG e intercooperação que geram valor para comunidades.

O Sistema Ocergs realizou, na noite desta segunda-feira (13), a cerimônia da primeira edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS, iniciativa inédita que reconhece o impacto positivo das cooperativas gaúchas em suas comunidades. Inspirado na premiação nacional do Sistema OCB, o prêmio valoriza cases de excelência em inovação, sustentabilidade, comunicação, gestão de pessoas, intercooperação e ESG.

O evento aconteceu na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, reunindo autoridades, lideranças cooperativistas, jornalistas e representantes de diversos ramos. Ao todo, 123 projetos finalistas foram avaliados por uma banca técnica especializada, com base em critérios como inovação, efetividade, governança e contribuição para o desenvolvimento sustentável.

O cooperativismo enfrenta desafios, mas também constrói alternativas. Hoje tivemos uma amostra do potencial deste modelo, que já conta com mais de quatro milhões de gaúchos e representa 14% do PIB estadual”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Homenagens a lideranças cooperativistas

Além da entrega dos troféus, a cerimônia contou com homenagens especiais. O ex-presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, idealizador da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), recebeu o troféu Padre Theodor Amstad, dedicado a personalidades que contribuíram de forma significativa para o cooperativismo brasileiro.

“Essa harmoniosa orquestra de trabalho cooperativo impulsiona e anima as nossas 372 cooperativas gaúchas. Do mesmo modo, os presidentes das cooperativas gaúchas se constituem regentes para o progresso das sociedades cooperativas. Quero manifestar a emoção que ainda sinto, muito forte, vendo a nova sede do Sistema Ocergs. É fantasticamente moderna”, ressaltou Perius.

A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, foi agraciada com o troféu A Voz do Cooperativismo, pelo protagonismo na defesa dos valores cooperativistas, especialmente durante os desafios enfrentados nas enchentes de 2024. “Passou toda uma história pela minha cabeça. Feliz de poder estar ao lado do povo gaúcho este ano”, afirmou.

Lista dos vencedores

O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS reconhece cooperativas singulares, centrais, federações e confederações com matriz no Rio Grande do Sul, registradas e regulares no Sistema Ocergs. As iniciativas inscritas valorizam a inovação, práticas alinhadas à sustentabilidade, eficiência de gestão e geração de benefícios para cooperados, colaboradores e comunidades.

Além do troféu, as organizações vencedoras recebem o selo “Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS”, para que possam utilizá-lo em seus materiais institucionais e de divulgação.

Confira as cooperativas e os cases vencedores de cada categoria:

Categoria Comunicação: iniciativas que promovem a cultura e a imagem do cooperativismo entre cooperados, colaboradores e sociedade.

  • 1º lugar: Sicredi ConexãoHistórias que Inspiram
  • 2º lugar: Sicredi Caminho das Águas RSExpocoopera – Comunicação que Transforma e Conecta o Cooperativismo ao Futuro 
  • 3º lugar: Certel EnergiaCom credibilidade e abrangência, Jornal Certel impulsiona comunidades e estimula o Cooperativismo

Categoria Pessoas: práticas inovadoras de gestão de pessoas que elevam colaboração, produtividade e alinhamento aos princípios cooperativistas.

  • 1º lugar: CootravipaEstudaMais- Programa de Desenvolvimento de Associados uma ferramenta de transformação social

Categoria Inovação:  soluções que transformaram processos, produtos ou serviços com resultados comprovados.

  • 1º lugar: Unimed Vale do Sinos –  IA na consulta: Unimed VS humaniza o cuidado e otimiza a rotina do médico cooperado com a VOA Health
  • 2º lugar: Certel EnergiaInovação na experiência do cooperado: como tornamos o processo assemblear mais eficiente e seguro

Categoria Negócios e Intercooperação: projetos de parceria entre cooperativas que viabilizaram objetivos comuns e ampliaram resultados.

  • 1º lugar: CotripalSoli3: a força da intercooperação na industrialização da soja no coração do RS
  • 2º lugar: CERTAJA Energia Intercooperação no Mercado Livre de Energia: solução sustentável com geração de valor
  • 3º lugar: CamnpalCoop no Prato: A agricultura familiar gaúcha no cardápio escolar paulista

Categoria ESG:  ações ambientais estratégicas, uso consciente de recursos e projetos que mudaram o posicionamento da cooperativa.

  • 1º lugar: CertelDe eclusa na hidrelétrica: o potencial que virou energia
  • 2º lugar: CooperconcórdiaPrograma Multiplicadores Lixo Zero Cooperconcórdia

Imprensa: o tradicional Prêmio de Jornalismo integrado ao SomosCoop RS, com quatro subcategorias: jornalismo impresso/digital, radiojornalismo, telejornalismo e mídia cooperativa.

Jornalismo impresso/digital

  • 1º lugar: Poti Silveira Campos da Cunha – Correio do PovoA sustentabilidade do cooperativismo
  • 2º lugar: Ermilo Guilherme Drews Neto – Grupo SinosSucessão familiar impulsiona a prosperidade no campo
  • 3º lugar: Bianca Dilly – GZH/Grupo RBSProjeto Adote uma Escola

Radiojornalismo

  • 1º lugar: Rodrigo Alcântara – Rádio Comunitária FMHorizontes que se Abrem: iniciativas de cooperativas gaúchas promovem inclusão de PCDs

Telejornalismo

  • 1º lugar: Eliza Maliszewski – Canal RuralCooperativismo gaúcho mostra resiliência e se destaca no país
  • 2º lugar: Francieli Alonso – RBS TVCooperação e união pelo RS
  • 3º lugar: Francieli Alonso – RBS TVCooperativismo sustentável

Mídia corporativa

  • 1º lugar: Raíza Goi Borba – CotrijalO futuro do agro é cooperativo
  • 2º lugar: Leandro Augusto Hamester – Sicoob São MiguelPreocupação com a produção de alimentos mobiliza campanhas em prol do campo
  • 3º lugar: Bruna Becker – CertelCertel promove arte e educação para mais de 10 mil alunos da região

 

Acesse as fotos do evento abaixo:

Botão Clique para acessar

Fonte: Sistema Ocergs-SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!