Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

OCB moderniza ramos do cooperativismo

4 de abril de 2019 às 09:01

Tornar mais efetiva a comunicação com a base e ampliar o alcance das ações de representação dos interesses do cooperativismo brasileiro, no âmbito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Essas são as razões da reorganização do número de ramos do movimento cooperativista nacional, aprovada pela assembleia geral ordinária da OCB, na quarta-feira passada (27/08/19).

Antes disso, o cooperativismo brasileiro era classificado nos seguintes segmentos: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer. Com a aprovação dessa nova classificação, as quase sete mil cooperativas brasileiras passam a integrar sete ramos.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, explicou que nada muda na rotina das cooperativas e que a mudança se faz necessária para promover o fortalecimento e dar maior representatividade para alguns segmentos de cooperativas.

Porque o cooperativismo é dividido em ramos?

A classificação das cooperativas brasileiras em ramos é necessária para que a OCB se organize internamente e, assim, otimize os esforços de suas equipes, com vista ao máximo aproveitamento das ações de representação dos interesses dos cooperados junto aos Três Poderes. Vale dizer que a Lei nº 5.764/1971 não faz essa classificação, mas a OCB, seguindo a tendência mundial de segmentar para melhor representar e visando dar cumprimento às suas competências legais, deliberou fazer o mesmo.

Então, como já dissemos, dos 13 ramos que tínhamos, contaremos agora com sete. Alguns deles foram agrupados a outros, podendo haver reclassificação das cooperativas a partir desta reorganização. As mudanças são as seguintes: Ramo Produção de Bens e Serviços, Ramo Infraestrutura, Ramo Consumo, Ramo Transporte, Ramo Produção de Bens e Serviços, Ramo Saúde, Ramo Agropecuário, e Ramo Crédito.

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!