Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

GAET/RS analisa impactos da revogação de incentivos fiscais pelo governo do RS

15 de fevereiro de 2024 às 11:25

Em sua mais recente reunião online, realizada no último dia 9 de janeiro, o Grupo de Acompanhamento e Estudos Tributários do RS (GAET/RS) debateu um alinhamento técnico sobre os impactos econômico-financeiros decorrentes da revogação dos incentivos fiscais de ICMS no estado do Rio Grande do Sul. Os decretos 57.365, 57.366 e 57.367, publicados em 16/12/2023, bem como o decreto nº 57.413, de 29/12/2023 foram o foco das discussões.

A entrada em vigor dos novos decretos deve provocar sérios impactos na economia do estado e, também, nas cooperativas. Entre eles, estão o aumento de alíquota para a cesta básica — da qual poderão sair alguns itens, alteração no Fator de Ajuste de Fruição, e crescimento no custo de defensivos agrícolas e de embalagens de produtos.

Uma avaliação preliminar do grupo delineou os impactos dessas medidas. Destacam-se a redução generalizada dos benefícios para todos os contribuintes, a dificuldade de repassar os aumentos de preços, a perda de competitividade em relação a produtos similares de outros estados e a inviabilidade de projetos de investimento a médio e longo prazo.

Segundo a gerente Jurídica do Sistema Ocergs, Micheli Mayumi Iwasaki, o grupo foi criado inicialmente para discutir a reforma tributária e os impactos no setor cooperativista. No entanto, os temas estaduais não ficam de fora e a revogação dos incentivos fiscais também está na pauta das reuniões. “Outro assunto que estamos debatendo e fazendo um alinhamento inicial é o tratamento contábil e fiscal das subvenções e incentivos fiscais, que está bastante controverso”, revela.

O objetivo do grupo é proporcionar às cooperativas o correto entendimento de assuntos societários, tributários e contábeis, com a finalidade de reunir as melhores práticas, visando a atuação preventiva e o desenvolvimento do sistema cooperativo e dos cooperados do Sistema Ocergs. Atualmente, oito cooperativas foram convidados para participar das reuniões bimestrais: Cotrijal, Cotripal, Camnpal, Dália, Santa Clara, CCGL, Vinícola Aurora e AuroraCoop.

Em outra reunião realizada em 12 de janeiro, o GAET/RS recebeu o coordenador jurídico da Ocepar, Rogério Croscato, para apresentar o modelo de incentivo fiscal concedido pelo programa Paraná Competitivo e operações em que as cooperativas paranaenses possuem o reconhecimento de crédito presumido de ICMS.

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!