Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Expointer: Dia C movimenta a Casa do Cooperativismo e atrai cerca de 1 mil pessoas no primeiro dia de feira

31 de agosto de 2025 às 17:07

Mobilização nacional apoiada pelo Sistema Ocergs confere visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas

Em celebração ao Dia C – Dia de Cooperar, o Sistema Ocergs promoveu, neste sábado (30), uma série de atividades junto à Casa do Cooperativismo na Expointer 2025. A mobilização nacional tem o objetivo de conferir visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. Entre as atividades, houve distribuição de balões, sementes de girassol e alface, pipoca doce e salgada, além de gibis sobre educação financeira e informativos sobre doação de sangue. As crianças ainda fizeram fila para sair com as bochechas pintadas na ação de pintura facial.

Atração à parte, os mascotes das cooperativas conquistaram os pequenos. O porquinho do Sicoob, a vaquinha da CCGL, a abelhuda do Sicredi, o cachorro da Cresol e a gotinha do Instituto Unimed atraíram muitos cliques. Símbolo do Dia de Cooperar, o mascote mãozinha também fez sucesso ao desfilar pela feira. A ação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi realizada em parceria com sete cooperativas. Pelo interior do estado, também houve ações de engajamento da comunidade.

“O Dia C é uma data especial que celebra, em todo o Brasil, a responsabilidade social assumida pelas cooperativas. A agenda ESG, de que tanto falamos agora, nasce com o cooperativismo, que carrega essa essência nos seus sete princípios norteadores. Esse olhar para o desenvolvimento integral das comunidades se traduz em ações concretas que beneficiam todo o entorno da cooperativa”, justifica a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.

Somente neste primeiro dia de feira, cerca de 1 mil pessoas passaram pela Casa. Neste ano, o espaço homenageia os biomas e a biodiversidade do Rio Grande do Sul, com painéis educativos e jogos que ressaltam a importância da produção e do consumo sustentáveis.

Professora em São Leopoldo, Daiane Machado interagiu com o game Clima em Movimento, em que o participante é convidado a “limpar o planeta”, retirando o maior volume de resíduo possível da natureza em troca de um brinde. Ela elogiou a iniciativa e a temática desta edição. “Eu como professora de geografia adorei. Estamos trabalhando esse assunto na escola”, comentou.

Acompanhada do marido e da filha de 15 anos, a dona de casa Lucineia Soares, de Portão, foi atraída pela estrutura verde montada no interior da Casa. “O espaço está muito bonito. A gente vê uma bela natureza, uma paisagem bonita, um verde, né? Natureza é tudo. Se não cuidarmos agora, o que vamos deixar para os mais novos? Para as próximas gerações?”, indagou.

Painéis abertos ao público

Mais do que um ponto de encontro, a Casa funciona como uma plataforma de relacionamento, negócios e experiências imersivas voltadas à agenda ESG. A programação segue com uma série de painéis e reuniões que envolvem agronegócio, governança e sustentabilidade.

Na segunda-feira (1º), um bate-papo mediado pela jornalista Giuliana Morrone vai apresentar cases de cooperativas alinhados à agenda ESG. Já na sexta (5), o painel “Água para Alimentar o Amanhã” tratará do tema irrigação, e envolverá Sicredi, Cotripal, Coprel e Comitê Geração C do RS. A mediação será feita pela comunicadora Rosana Jatobá.

A semana se encerra com o Happy Hour com Propósito – Sabores do Bioma, que proporcionará degustação de produtos orgânicos e biodinâmicos de cooperativas. O preparo das receitas será feito pela influenciadora Guria Natureba.

“Negócios, diálogo e compromisso com o futuro andam juntos. E é isso que levaremos, com orgulho, para cada visitante que estiver na nossa Casa”, resume o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Confira a programação completa:

30/08 | Das 10h às 16h – Dia C
  •  Ações solidárias e de conscientização ao longo do dia, com distribuição de pipocas e sementes, doação de sangue, oficinas de educação financeira e presença de mascotes para aproximar o público do cooperativismo.
01/09 | Das 14h às 15h30 – ESG e Impacto Social: O Bioma com Valor Compartilhado
  • Bate-papo “ESG que transforma”, mediado por Giuliana Morrone com cases da Vinícola Aurora, Coasa e Cooperlíquidos.
03/09 – Elas pelo Coop RS
  • Palestra “O Futuro é Coop”, com Martha Gabriel. Evento exclusivo para integrantes do Comitê Elas pelo Coop RS.
05/09 – Água, Clima e Cooperação: O Bioma Enfrentando Extremos
  • 14h – Painel “Água para Alimentar o Amanhã”, com Sicredi, Cotripal, Coprel e Comitê Geração C RS, mediação de Rosana Jatobá.
  • 17h – Happy Hour com Propósito – Sabores do Bioma, degustação da Guria Natureba com produtos orgânicos e biodinâmicos de cooperativas.

Os eventos têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Fonte: Sistema Ocergs-SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!