Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entidades do cooperativismo definem ações prioritárias para 2023

14 de dezembro de 2022 às 17:45

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou, na última quarta-feira (7), Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para apresentar as principais linhas de sua atuação para 2023. A reunião, em formato híbrido, contou com a participação de diretores e dirigentes das Unidades Estaduais. Entre os principais eixos apresentados para o aumento da competitividade do coop estão a representação junto aos Três Poderes; a aplicação das estratégias ESG [ambiental, social e gestão]; e a expansão dos negócios coop com acesso a mercados, inovação e promoção do selo SomosCoop.

“Ainda estamos vivendo um período de relativa incerteza em nosso país, frente as mudanças que estão por vir, mas o que importa para o cooperativismo é olhar para dentro e nos concentrar em fazer o que está ao nosso alcance. Vamos nos centrar em apoiar nossas cooperativas para que possamos atingir a meta de R$ 1 Trilhão de Prosperidade e 30 milhões de cooperados em 2027”, declarou o presidente Marcio Lopes de Freitas.

Institucional

O fortalecimento dos comitês de mulheres e de jovens Elas pelo Coop e Geração C estão entre as ações prioritárias para o próximo ano. Na programação também estão previstas a elaboração de cartilha e vídeo para divulgar a participação da entidade nos conselhos consultivos e fóruns públicos; a gestão dos conselhos consultivos de ramos em fóruns nacionais e internacionais com assento da OCB; bem como dos projetos de cooperação internacional.

A continuidade de eventos e publicações técnicas e jurídicas, o radar de boas práticas dos prêmios nacionais da OCB, a publicação de boletins com estudos de tendências para o coop e o AnuárioCoop 2022 fazem parte das ações que serão continuadas em 2023. A 2ª Semana de Competitividade também está no calendário, como a nova Pesquisa Nacional do Coop e estudo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) sobre “Impactos Econômicos e Sociais do Coop”. O Sistema disponibilizará a revisão do manual de governança e aprimoramento da estrutura sistêmica de coleta e tratamento de dados.

Comunicação

Para fortalecer a imagem do coop, a websérie SomosCoop na Estrada contará com novas temporadas. A campanha SomosCoop será reforçada, os portais do Sistema Nacional e suas Unidades Estaduais serão aprimorados, bem como as ações nas redes sociais. Durante as gravações do SomosCoop na Estrada já está sendo criado um banco de imagens sobre o coop brasileiro. Estão programados a realização de eventos como o Portas Abertas e a participação em outros de porte nacional e internacional. A gestão de imagem e reputação terão continuidade com os serviços de assessoria de imprensa, patrocínios, apoios institucionais, gestão de crises e pesquisa de reputação institucional.

Inovações

Em 2023 será realizada a 2ª edição da Pesquisa de Inovação no Coop e a elaboração de cursos e e-books sobre captação de recursos para inovação. Materiais para realizar conexão com startups serão disponibilizados para as Unidades Estaduais e o game JornadaCoop será nacionalizado. Uma versão para a sociedade também será criada. Está previsto ainda o piloto do Programa de Ideias. O conteúdo da plataforma Inovacoop continuará a contar com cursos a distância, radar da inovação no coop, ferramentas e capacitação de lideranças em inovação. A criação do GT InovaCoop está igualmente pautada para o próximo ano.

Mercados e Competitividade

Na seara de inserção das coops em mercados, a OCB terá como entregas principais para 2023 a nova roupagem da plataforma NegóciosCoop, que incluirá sistema de pagamento e será aberta para consumidores em geral. A execução do programa de exportações (PEIX Coop), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), já está em andamento e contemplara, a princípio, 71 coops preparadas para o mercado externo.

As rodadas de negócios, como a realizada durante a Semana de Competitividade 2022, terão continuidade com participação em feiras virtuais e presenciais, com apoio da plataforma ConexãoCoop, com a oferta de conteúdos para inserção a mercados, catálogo de coops de exportadoras e divulgação de cursos à distância e de missões internacionais, feiras, rodadas e encontros com adidos.

Ainda sobre oportunidades de mercado internacionais, em 2023, haverá empenho para a execução de outros projetos em parceria com a APEX, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura (Mapa), entre outros atores estratégicos. Além da criação do GT de Inteligência de Mercados com dados e estudos.

Representação Política e Frencoop

Para garantir a presença do coop na pauta prioritária da nova legislatura do Congresso Nacional, a OCB vai realizar a pesquisa de opinião parlamentar, atuar na reinstalação da Frencoop e organizar um ciclo de reuniões com atores estratégicos como líderes partidários, presidentes de comissões . No âmbito do Poder Executivo, A OCB irá mapear e se aproximar de atores estratégicos dos altos escalões do governo, fortalecer a atuação em fóruns de discussão e realizar seminários técnicos sobre políticas públicas. A meta é o contato com mais de 40 atores estratégicos do governo eleito.

A atuação junto aos Três Poderes será direcionada, especialmente, para a inclusão do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo; atualização da Lei Geral das Cooperativas; regulamentação da Lei Complementar 196/22; conectividade rural; participação das coops em licitações; ampliação da atuação no mercado de seguros; e outras temáticas que serão divulgadas na Agenda Institucional do Coop 2023.

Além disso, o Programa de Educação Política da OCB terá continuidade. As ações desempenhadas resultaram, em 2022, na reeleição de 80% de parlamentares cooperativistas com o ganho de 14 senadores comprometidos com o movimento, além de 30 novos candidatos eleitos que também firmaram compromisso. Com isso, pelo menos 50 parlamentares já expressaram amplo apoio ao coop dentro do Parlamento.

Novos projetos na CNCoop

A Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) apresentou suas pautas prioritárias para 2023 no dia 4 de dezembro. Entre as principais iniciativas apresentadas está a implementação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical. “Esse novo projeto que vamos desenvolver visa aprimorar a atuação, aperfeiçoar a gestão e profissionalizar ainda mais as atividades desenvolvidas pelo Sistema Sindical Cooperativista. É mais uma iniciativa para garantir resultados mais assertivos e efetivos para o nosso movimento”, afirmou o presidente da Confederação, Marcio Lopes de Freitas.

Outra novidade importante anunciada durante a assembleia extraordinária é a implementação de um sistema para o controle de arrecadação da Contribuição Confederativa. “O desenvolvimento dessa solução tecnológica já está em fase de testes e deve entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2023 para facilitar essa atividade que é de grande relevância para nós”, destacou o coordenador Sindical da CNCoop, Bruno Vasconcelos.

Ainda sobre as iniciativas para 2023, a Confederação pretende traçar um panorama sobre as eventuais mudanças que as legislações trabalhista e sindical podem sofrer com a chegada do novo governo e lançar novos cursos para formação e capacitação das equipes do Sistema Sindical Cooperativista. “Um desses cursos, o de Prática Sindical, está quase pronto e deverá estar disponível logo no início do próximo ano”, acrescentou Bruno.

Ainda durante a reunião, os delegados aprovaram a atualização da Tabela Progressiva Única de Valores da Contribuição Confederativa para 2023 e convalidaram a atualização da Resolução 001/18, de dezembro de 2018. A norma, que trata dos procedimentos para a arrecadação da Contribuição Confederativa, foi aperfeiçoada para atender às mudanças ocorridas ao longo do tempo como, por exemplo, possibilitar o parcelamento do valor devido, caso a cooperativa assim solicite.

O pagamento continuará a ser direcionado para o sindicato do local onde a cooperativa atua, mesmo se tratando de filial. O cálculo do valor a ser arrecadado por cada entidade pode ser realizado direto no site da CNCoop.

Fonte: Mundocoop

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!