Coops gaúchas estão entre as mil maiores empresas do Brasil, segundo o Valor Econômico
18 de outubro de 2024 às 17:44
Ao todo, onze foram reconhecidas no ranking
Motivo de muito orgulho para o Rio Grande do Sul e para o cooperativismo, onze coops gaúchas estão entre as mil maiores empresas do Brasil, segundo o jornal Valor Econômico. O ranking Valor 1000 traça um panorama completo do cenário de negócios de todo o país. E, como novidade este ano, foi criada a categoria “Cooperativas”, reforçando ainda mais a força do cooperativismo.
A pesquisa do Valor Econômico é realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian e está na sua 24ª edição. Nela são analisados 27 setores não financeiros da economia brasileira, as mil maiores empresas do Brasil, as 50 maiores por regiões, oferecendo assim um panorama completo do setor a nível nacional.
As onze cooperativas homenageadas são do ramo do agropecuário, crédito e saúde. Já em todo país, mais de 40 cooperativas se destacaram. “Ver o nosso cooperativismo tendo esse reconhecimento já é especial, mas ser em 2024, um ano tão difícil para nós, gaúchos, nos mostra que estamos no caminho certo: cuidar do nosso povo e cooperar com a nossa comunidade”, avalia o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
No ramo do agro, estão as coops: Cotrijal (em 228º lugar), Cotrisal (330º), Cotripal (454º), Cotriel (643º), Camnpal (698º), Cotricampo (731º), Cotrisul (739º) e Cotrisel (765º).
Já a coop gaúcha de crédito Sicredi ficou em sétimo lugar na categoria “100 Maiores Bancos”, ocupou a sexta colocação entre os 20 maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais e o sétimo lugar entre os 20 maiores em Receita de Intermediação.
As cooperativas Unimed Serra Gaúcha e Unimed Porto Alegre também foram reconhecidas entre os 50 maiores planos de saúde. A unidade da Capital ficou em décimo lugar, enquanto a da região Nordeste em 29º.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS