Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cooperativas vão continuar a contribuir com o Programa de Aquisição de Alimentos

18 de julho de 2023 às 08:49

Um dos principais programas do governo para fomentar a agricultura familiar é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto (PL 2.920/23), que extingue o Programa Alimenta Brasil e recria o PAA foi aprovado no dia 07/07 (sexta-feira) pela Câmara dos Deputados e segue para análise do Senado Federal. O programa continuará a contar com os produtos das cooperativas, que têm em 71,2% de seus quadros formados por produtores com perfil de agricultor familiar.

Embora em nova roupagem, a proposta mantém boa parte da estrutura operacional, o que não altera a dinâmica de funcionamento do PAA, como a permissão para que órgãos governamentais comprem produtos de agricultores com o perfil familiar. As aquisições poderão ser feitas direta ou indiretamente por meio das cooperativas, associações e outras organizações de agricultura familiar.

De acordo com a proposta aprovada, depois das famílias inscritas no Cadastro Único, terão prioridade de venda, os povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas), assentados da reforma agrária, pescadores, negros, mulheres, juventude rural, idosos, pessoas com deficiência e famílias de pessoas com deficiência como dependentes.

O novo PAA também criou em seu escopo o Programa Cozinha Solidária, que tem o intuito de oferecer alimentação gratuita e de qualidade às populações vulneráveis com risco social, situação de rua e insegurança alimentar.

Fonte: Sistema Ocergs/Sescooprs

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!