Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cooperativas gaúchas participam de agenda institucional em Brasília organizada pela OCB

26 de março de 2025 às 14:21

A visita à capital, promovida pelo Sistema Ocergs, faz parte das atividades do 1º Curso de Educação Política

Com o objetivo de fortalecer a presença e a influência do cooperativismo gaúcho no cenário político nacional, representantes das cooperativas do Rio Grande do Sul participaram de uma missão em Brasília nesta semana. A agenda de encerramento do 1° Curso de Educação Política do Sistema Ocergs contou com eventos importantes, como o lançamento da Agenda Institucional da OCB e visitas técnicas ao Congresso Nacional e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O lançamento da Agenda Institucional 2025 do Sistema OCB, na terça-feira (18/03), foi um marco para o setor cooperativista, reunindo ministros, parlamentares e representantes do setor de diversos estados. No evento, foi apresentado documento estratégico com iniciativas voltadas para o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil. Em seu discurso, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a relevância de 2025 para o setor, declarado pela ONU como o “Ano Internacional das Cooperativas”, e enfatizou o impacto positivo das cooperativas para a economia e no enfrentamento de desafios globais, como as mudanças climáticas.

Na manhã de quarta-feira (19/03), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados e interagir diretamente com parlamentares gaúchos. As visitas técnicas proporcionaram um contexto prático sobre o funcionamento do Congresso Nacional e o papel da legislação nas políticas públicas que abrangem o setor cooperativista.

À tarde, o grupo visitou a OCB, onde assistiu à apresentação “O papel da OCB no desenvolvimento do cooperativismo”, ministrada pelo coordenador de relações institucionais da Organização, Eduardo Queiroz. A gerente geral da instituição, Fabíola Nader Motta, falou sobre a importância da missão e a relação com as decisões tomadas nos três poderes. Esta missão a Brasília não é só uma visita, é o início de uma caminhada para fortalecer a representação política das cooperativas, levando aos parlamentares a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social”, comentou Fabíola Motta.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou a relevância do trabalho contínuo das cooperativas e a educação política como um meio de potencializar a representatividade do setor. “Esta missão é o começo de um trabalho que fortalecerá a presença do cooperativismo nas decisões políticas do país. Com um relacionamento propositivo com as instituições federais e do Rio Grande do Sul, temos certeza de que nosso movimento crescerá de forma sustentável, beneficiando cooperados e a sociedade.”

A agenda desta quarta-feira foi finalizada com uma reunião com o secretário de Política Agrícola do Ministério de Política Agrícola do Ministério de Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos. Na ocasião, foram discutidos temas de interesse para as cooperativas e fortalecimento do setor por meio de crédito facilitado e prorrogação de custeio das dívidas das cooperativas.

Ao final da missão, o presidente Darci Hartmann convidou os participantes para a próxima agenda do Sistema Ocergs, que será o café da manhã com parlamentares no dia 1º/04, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de definição de prioridades e fortalecimento das políticas públicas para as cooperativas no âmbito estadual.

A comitiva foi formada por representantes das centrais e federações Central Sicredi Sul/Sudeste, Central Cresol Sicoper, Fecoagro, Fecovinho, Fetrabalho, Fecoergs, Rede Transporte, Uniodonto/RS, Unimed Federação e Fecoeduc e das cooperativas Sicoob, Certel, Cooral, Certaja, CoeducaRS, Cotripal, Unicred.

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!