Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comitiva do Sistema Ocergs marca presença na Semana da Competitividade

13 de junho de 2025 às 11:17

Profissionais de Comunicação e Marketing participaram de momentos de aprendizado, lançamento de livro e criação da Rede Comunica Coop.

Uma comitiva do Sistema Ocergs, composta por integrantes do setor de Comunicação e Marketing, acompanhou cerca de 50 profissionais de comunicação de cooperativas gaúchas durante a Semana da Competitividade 2025 do Sistema OCB, promovendo dias intensos de aprendizado e novas conexões com outras cooperativas e realidades dentro do movimento cooperativista.

 

Nova obra e lançamentos durante a plenária

0612 SEMANA DE COMPETITIVIDADE 1

O cooperativismo brasileiro ganha força com o lançamento do livro Comunicação e Marketing no Cooperativismo, oficializado pelo Sistema OCB em 11 de junho, durante a Semana da Competitividade. A obra foi distribuída a todos os participantes, complementando a publicação O Futuro é Coop, de Martha Gabriel, lançada em maio de 2024.

O lançamento ocorreu na plenária “Comunicar para cooperar: estratégias que conectam pessoas e negócios”, moderada por Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB. Os especialistas Renan Silvestre, Patrícia Marins e Samira Cardoso discutiram os desafios e oportunidades de comunicar o cooperativismo. “Nosso objetivo com esse livro é oferecer um conteúdo prático, acessível e inspirador, que ajude as cooperativas a se comunicarem com intenção, coerência e impacto”, destacou Samara.

 

Conteúdo que fortalece a identidade cooperativista

O livro destaca que a base do problema do cooperativismo é o desconhecimento, mesmo com mais de 23 milhões de brasileiros cooperados. A publicação mergulha em temas como branding, marketing, storytelling e planejamento, sempre com foco em exemplos reais e ferramentas aplicáveis às cooperativas.

Especialistas como Fred Gelli, Isabelli Gonçalves, Martha Terenzzo, Patrícia Marins, Samira Cardoso e Renan Silvestre contribuem com artigos que ressaltam o papel da comunicação na construção de reputação e confiança. Cases da Vinícola Aurora, Coprel, Unimed, Sicoob e Sicredi mostram resultados positivos em engajamento, posicionamento e impacto social.

 

Comunicação como diferencial competitivo

O livro trata a comunicação como vetor essencial para reputação e crescimento, alinhando princípios cooperativistas a técnicas modernas. Aponta que valores como propósito, missão, visão e identidade são centrais na definição institucional, e devem ser adaptados para públicos diversos: cooperados, colaboradores, comunidade, consumidores, entidades reguladoras e demais stakeholders.

A publicação mostra ainda como os princípios do cooperativismo são fundamentais na narrativa institucional, reforçando pertencimento, identificação e evolução dos vínculos com o público.

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!