Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comitê Elas pelo Coop RS celebra um ano com palestra sobre inclusão e diversidade

14 de março de 2025 às 14:34

Evento reuniu mais de 50 mulheres na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs na Expodireto, em Não-Me-Toque (RS).

A Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), foi palco, nesta terça-feira (11), da celebração do primeiro ano do Comitê Elas pelo Coop RS. O encontro reuniu mais de 50 mulheres para um debate sobre inclusão feminina e diversidade nas cooperativas, reforçando o compromisso com o fortalecimento da participação feminina no setor.

Criado durante a edição anterior da feira, o comitê tem como objetivo incentivar o protagonismo das mulheres no cooperativismo por meio da capacitação. “Neste primeiro ano, realizamos dez reuniões e oferecemos 60 horas de formação, focadas em três pilares: liderança, desenvolvimento pessoal e cooperativismo. Hoje, além de revisitar esse percurso, projetamos nossas ações para 2025”, destacou Rafaeli Minuzzi, supervisora do Sistema Ocergs e idealizadora do Comitê Elas pelo Coop RS.

A jornalista Tábata Poline, especialista em Direitos Humanos e Responsabilidade Social, foi a palestrante do evento. Seu relato inspirador sobre desafios e superação ressoou entre as participantes. “Ouvindo a Tábata, me identifiquei. Venho do interior, cresci falando alemão e precisei superar barreiras de comunicação. Agora, com meus filhos crescidos, sinto a necessidade de aprofundar meus conhecimentos no cooperativismo para contribuir ainda mais”, compartilhou Agueda Maria Kunz, coordenadora do Comitê e representante da Cotrijal.

Apesar de as mulheres representarem 51% da força de trabalho nas cooperativas gaúchas, apenas 17% ocupam cargos de liderança e 8% estão em posições de presidência. Diante desse cenário, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, reforçou o compromisso de avançar na inclusão feminina. “Precisamos adotar medidas concretas, inclusive por meio da revisão dos estatutos das cooperativas. A ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando a importância do setor para um futuro sustentável e inclusivo. A equidade de gênero deve estar nesse caminho”, enfatizou Hartmann.

Atualmente, o Comitê Elas pelo Coop RS conta com a participação de 44 cooperativas em 31 municípios do estado. Dessas, 29 já demonstraram interesse em criar seus próprios comitês internos, seguindo o modelo do Sistema Ocergs. “Nosso objetivo é que cada vez mais mulheres tenham referências e ferramentas para estruturar iniciativas semelhantes em suas cooperativas. Muitas organizações ainda não tratam dessa pauta, e nosso papel é fomentar esse debate”, concluiu Rafaeli Minuzzi. Para 2025, já estão programados nove encontros para fortalecer essa rede de apoio e capacitação.

Botões Site Foto

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!