Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Certel é a única cooperativa brasileira citada em relatório internacional da ACI

27 de setembro de 2021 às 08:49

O histórico de ações da Certel para preservar o meio ambiente foi reconhecido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão máximo do cooperativismo mundial. A Cooperativa é a única brasileira que ganhou destaque em um relatório internacional, publicado no dia 23 de setembro. O conteúdo fornece uma visão geral inovadora sobre como as cooperativas agem para proteger o meio ambiente, adaptando-se aos impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o relatório evidencia três objetivos que a Certel atende:

ODS 4: Educação de qualidade

“A Certel fornece técnicas acadêmicas e treinamentos especializados para os funcionários, membros executivos e líderes da Cooperativa”.

ODS 7: Energia limpa e acessível

“A Certel concentra-se em gerar sua eletricidade a partir de fontes renováveis, como fotovoltaica, eólica e hidrelétrica”.

ODS 13: Ação contra a mudança global do clima

“Instalação da preservação permanente às áreas próximas aos seus projetos elétricos, como a Reserva Particular de Natural Patrimônio de 46 hectares de propriedade da Cooperativa”.

O relatório foi desenvolvido pela ACI, além de representantes de alto nível do movimento cooperativo, da sociedade civil e de órgãos de pesquisa das ONU. “É um importante reconhecimento, pois valoriza os trabalhos na área da sustentabilidade que a Certel promove desde 1985, quando pouco se falava em preservação ambiental, e que estão muito presentes no dia a dia da Certel, com importantes investimentos em energias renováveis”, avalia o coordenador de meio ambiente da Certel, Ricardo Jasper.

Na visão do presidente, Erineo José Hennemann, a presença da Certel no relatório da ACI comprova que as atitudes socioambientais praticadas na região são importantes e favorecem para uma melhor qualidade de vida das comunidades. “Dedicamos o reconhecimento a cada um dos nossos mais de 70 mil associados e também ao engajamento das nossas equipes que atuam para gerar desenvolvimento consorciado ao respeito ambiental. O fato também aumenta nosso compromisso, e que possamos, cada vez mais, considerar a preservação dos ecossistemas em nossas ações, assim como estimular que toda a sociedade também o faça”, afirma Hennemann.

O relatório está disponível no site da ACI e pode ser acessado aqui.

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!