CENTRAL REDE TRANSPORTE COMPLETA 12 ANOS!
25 de janeiro de 2023 às 07:30
A Central Gaúcha das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros – Rede Transporte, completa hoje (25/01), 12 anos de fundação e queremos compartilhar com você um pouco da nossa história. Fundada em 25 de Janeiro de 2011, a Rede Transporte foi a primeira Central de compras a nível nacional direcionada ao ramo transporte, no decorrer destes anos passou por diversas mudanças e adaptações.
- No ano de 2013, a Central sediou na cidade de Arroio do Meio/RS o 4º Seminário de Transporte Cooperativo com o tema “MUDAR OU MORRER”, onde contou com diversos representantes de cooperativas do ramo transporte a nível estadual e nacional.
- Sua grande representatividade a nível estadual, fez com que em 02 de outubro de 2014 na sede do Sistema OCB/RJ, a Central passasse a se chamar, Central Nacional das Cooperativas de Transportes de Cargas e Passageiros, atendendo os objetivos e as demandas das cooperativas do ramo transporte de diversos estados, a nível nacional. Ainda no ano de 2014, a Central sediou o 1º Seminário Nacional do Ramo Transporte o 5º Seminário Gaúcho do Ramo Transporte também na cidade de Arroio do Meio/RS, onde contou com diversos palestrantes dentre eles o Sr. José Luís Tejon e o superintendente (atuante) da ANTT Sr. Marcelo Vinaud Prado.
- Além dos diversos Workshops, Cursos, Palestras e demais eventos promovidos anualmente pela Central, destacamos a participação anual nos projetos do Dia de Cooperar, que são direcionados a auxiliar as cooperativas singulares associadas desde 2016.
- Em 2018, a cooperativa alterou sua razão social e voltou a ser Central Gaúcha, atendendo cooperativas apenas a nível estadual, devido a dificuldade das demandas e culturas das diversas regiões do pais.
- No ano de 2019, o VI Seminário Gaúcho de Transporte Cooperativo voltou a ser sediado e realizado pela Central com o tema “Futuro, Inovação e Intercooperação!” onde novamente contamos com o palestrante Sr. José Luis Tejon, além dos presidentes das Cooperativas Dália Alimentos, Cooperlate e Sicredi Região dos Vales, trazendo temas relacionados a Intercooperação.
- A partir de 2021, a Central Rede Transporte iniciou a negociação da compra coletiva do Diesel através do sistema BID semanal, com as distribuidoras Vibra(Petrobrás), Raízen, Ipiranga e Rede Sim, devido ao grande volume de compra o resultado é satisfatório tanto para as cooperativas como para os seus cooperados. Além da demanda do diesel, também são negociados a compra e venda de Pneus através das fábricas da Michelin e Continental, sendo possivel as cooperativas associadas realizar a compra diretamente com as fábricas, com preços ainda mais atrativos para os associados.
- No último ano(2022), com o apoio da Central Rede Transporte a Cooral em comemoração aos seus 21 anos, realizou o 1º Seminário de Logística da Cooral, estiveram presentes cerca de 350 participantes, além disso, o evento contou com palestrantes regionais e representantes do Sistema Ocergs e Sistema OCB.
- Escola de Qualificação e Capacitação de Motoristas – A Escola é um projeto pioneiro no setor do cooperativismo de transporte, que teve inicio no ano de 2021 e sua execução deu-se apenas em 2022.Um projeto Centralizado através Rede Transporte que tem o apoio do Sistema Ocergs/SescoopRS, para qualificar e capacitar motoristas, associados e colaboradores das cooperativas associados a Central e dos demais ramos do cooperativismo que tenham a mesma demanda em comum, principalmente as cooperativas do ramo agro.
O crescimento constante do ramo transporte vem acelerando o faturamento das cooperativas do ramo, a Central Rede Transporte atualmente conta 14 Cooperativas associadas, cerca de 3.600 associados e mais de 3.000 veículos, atendendo ao mercado nacional e internacional: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, dentre os diversos segmentos no transporte de cargas a granel, liquida, seca, agropecuária, frigoríficas, containers e maquinários industriais.
Continue acompanhando o trabalho da Central através da nossas redes sociais!