Comitiva do Sistema Ocergs marca presença na Semana da Competitividade
13 de junho de 2025 às 11:17

Profissionais de Comunicação e Marketing participaram de momentos de aprendizado, lançamento de livro e criação da Rede Comunica Coop.
Uma comitiva do Sistema Ocergs, composta por integrantes do setor de Comunicação e Marketing, acompanhou cerca de 50 profissionais de comunicação de cooperativas gaúchas durante a Semana da Competitividade 2025 do Sistema OCB, promovendo dias intensos de aprendizado e novas conexões com outras cooperativas e realidades dentro do movimento cooperativista.
Nova obra e lançamentos durante a plenária
O cooperativismo brasileiro ganha força com o lançamento do livro Comunicação e Marketing no Cooperativismo, oficializado pelo Sistema OCB em 11 de junho, durante a Semana da Competitividade. A obra foi distribuída a todos os participantes, complementando a publicação O Futuro é Coop, de Martha Gabriel, lançada em maio de 2024.
O lançamento ocorreu na plenária “Comunicar para cooperar: estratégias que conectam pessoas e negócios”, moderada por Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB. Os especialistas Renan Silvestre, Patrícia Marins e Samira Cardoso discutiram os desafios e oportunidades de comunicar o cooperativismo. “Nosso objetivo com esse livro é oferecer um conteúdo prático, acessível e inspirador, que ajude as cooperativas a se comunicarem com intenção, coerência e impacto”, destacou Samara.
Conteúdo que fortalece a identidade cooperativista
O livro destaca que a base do problema do cooperativismo é o desconhecimento, mesmo com mais de 23 milhões de brasileiros cooperados. A publicação mergulha em temas como branding, marketing, storytelling e planejamento, sempre com foco em exemplos reais e ferramentas aplicáveis às cooperativas.
Especialistas como Fred Gelli, Isabelli Gonçalves, Martha Terenzzo, Patrícia Marins, Samira Cardoso e Renan Silvestre contribuem com artigos que ressaltam o papel da comunicação na construção de reputação e confiança. Cases da Vinícola Aurora, Coprel, Unimed, Sicoob e Sicredi mostram resultados positivos em engajamento, posicionamento e impacto social.
Comunicação como diferencial competitivo
O livro trata a comunicação como vetor essencial para reputação e crescimento, alinhando princípios cooperativistas a técnicas modernas. Aponta que valores como propósito, missão, visão e identidade são centrais na definição institucional, e devem ser adaptados para públicos diversos: cooperados, colaboradores, comunidade, consumidores, entidades reguladoras e demais stakeholders.
A publicação mostra ainda como os princípios do cooperativismo são fundamentais na narrativa institucional, reforçando pertencimento, identificação e evolução dos vínculos com o público.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS