Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O futuro do marketing e da experiência do cliente: o que as cooperativas têm a ver com isso?

22 de abril de 2025 às 16:25

A ideia não é virar uma empresa de tecnologia, mas sim usar a tecnologia para fortalecer o cooperativismo!

Las Vegas (EUA) foi palco do Adobe Summit 2025, um dos maiores eventos globais de inovação, marketing e experiência digital. E o Sistema Ocergs esteve por lá com a Rafaeli Minuzzi, Supervisora de Conteúdo, que voltou com muitos aprendizados, inspirações e provocações para dividir com as cooperativas gaúchas.

Em um mundo cada vez mais acelerado pela tecnologia, a grande pergunta que ficou no ar não foi “se” vamos usar inteligência artificial, mas “como” usá-la de forma estratégica, responsável e empática.

 

IA com empatia e propósito

Entre cases de gigantes como Coca-Cola, IBM e Eli Lilly, ficou claro que tecnologia só faz sentido quando aproxima pessoas. A IA foi apresentada não como substituta, mas como parceira estratégica da criatividade humana, liberando tempo para pensar, inovar e se conectar de verdade com quem importa: as pessoas.

 

E as cooperativas nisso tudo?

Muito do que foi discutido no Adobe Summit já está ao nosso alcance. Aqui no Sistema Ocergs, por exemplo, já falamos em campanhas automatizadas e humanizadas, uso de dados para entender o associado e ferramentas que facilitam a rotina e otimizam resultados.

A ideia não é virar uma empresa de tecnologia, mas sim usar a tecnologia para fortalecer o cooperativismo. Isso pode acontecer com ações simples, como:

  • Criar campanhas mais personalizadas e alinhadas com os valores da sua cooperativa;
  • Usar dados dos associados para melhorar serviços e produtos;
  • Implementar ferramentas que reduzam tarefas repetitivas e abram espaço para estratégias com mais propósito;
  • Garantir que as decisões continuem humanas, respeitando o contexto local e individual.

0422 ADOBE SUMMIT 2 O caminho é coletivo

Assim como o cooperativismo, a inovação também é feita em rede. Capacitação, escuta ativa e parcerias estratégicas, como as que incentivamos por meio do InovaCoop RS, são essenciais para adaptar essas tendências à realidade das cooperativas gaúchas.

A mensagem que Rafaeli trouxe na bagagem não foi só sobre tecnologia, mas sobre experiência, escuta e protagonismo. E sobre como tudo comunica, inclusive quando decidimos inovar sem perder nossa essência.

“A IA amplia a criatividade. Mas o toque humano ainda é o que transforma uma boa ideia em uma grande experiência”, destacou.

Vamos juntos explorar esse novo cenário? 

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!