Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sistema Ocergs conclui formação da primeira turma do Programa de Educação Política

13 de dezembro de 2024 às 10:58

Maior feira multissetorial do Brasil foi palco de três eventos promovidos pelo Sistema Ocergs

 

Com a expectativa de fortalecer a representação do cooperativismo nos parlamentos e no relacionamento com o poder público, o Sistema Ocergs concluiu, nesta quinta-feira (12), a formação da primeira turma do Programa de Educação Política para Cooperativas. Inspirada em curso semelhante oferecido nacionalmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a iniciativa tem o objetivo de formar e capacitar líderes para influenciar os tomadores de decisão em suas comunidades em favor das pautas do setor.

O último módulo de formação ocorreu nesta quinta, na sede do Sistema Ocergs, com apresentações sobre a importância de aplicar as regras de compliance (conformidade) nas cooperativas e lições sobre ética e transparência na política, com palestra do deputado estadual Elton Weber (PSB). Em seguida, foram entregues certificados. Nos discursos de encerramento, os líderes reconheceram a necessidade de fortalecer a representatividade do cooperativismo junto às instituições públicas.

“É da nossa essência gostar de pessoas, justiça social e desenvolvimento. Nós temos de gerar resultados, sobras e crescimento para a comunidade. Mas se não tivermos representação política organizada, muitas dessas coisas se tornam inócuas. Um dos únicos ramos que teve 100% dos seus objetivos alcançados na reforma tributária foi o cooperativismo, mas precisamos avançar”, refletiu o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltando a importância de aumentar o número de deputados eleitos sob a bandeira do cooperativismo.

“As cooperativas não conseguem ter voz perante o poder público e apresentar as suas demandas se não fizermos isso de maneira unificada. Precisamos atuar de maneira integrada. Embora não tenhamos viés político, temos interesses políticos, e temos de fazer com que sejam conhecidos e representados”, complementou o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto.

O programa de Educação Política seguirá em 2025. Em março, os integrantes da primeira turma serão levados a Brasília para conhecer e se ambientar à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e à sede da OCB. Além disso, a expectativa é que os participantes da formação repliquem a iniciativa em seus ramos de atuação no primeiro semestre do ano, prevendo a realização de um grande encontro estadual na segunda metade de 2025.

“O Programa de Educação Política integra o nosso planejamento estratégico. Temos mais duas fases em 2025. Já em 2026, o nosso foco estará nas eleições. Precisamos apoiar parlamentares que tenham compromisso com o cooperativismo, independentemente da matiz política, sem paixões, mas sempre defendendo o cooperativismo”, explicou o gerente de Relações Institucionais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.

“Esse é o primeiro passo de vários que serão dados na sequência. E o primeiro é sempre o mais importante, porque estrutura e cria alinhamento para os próximos. Um ponto no qual precisamos avançar no cooperativismo é a representação e a proximidade com o poder público. Quem não é visto, não é lembrado”, observou o vice-presidente da Cotripal e coordenador do Comitê de Relações Institucionais do Sistema Ocergs, Tiago Sartori, um dos participantes do programa.

Em sete módulos, o Programa de Educação Política tratou dos seguintes assuntos:

  • Módulo 1 – Introdução ao Cooperativismo e Sistema Ocergs e o papel do representante político no cenário cooperativo
  • Módulo 2 – Relações institucionais, governamentais e advocacy
  • Módulo 3 –Defesa de interesses do setor cooperativo, gestão política e liderança política com base nos princípios do cooperativismo
  • Módulo 4 – Estratégias de comunicação
  • Módulo 5 – Stakeholders, networking, Parcerias Estratégicas e Reputação
  • Módulo 6 – Assembleia Legislativa e as relações com o governo estadual/Justiça Eleitoral e orçamento público
  • Módulo 7 – Compliance Ocergs, ética na política e transparência

Fonte: Sistema Ocergs-SescoopRS

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!