Sistema Ocergs celebra finalistas gaúchos no Prêmio SomosCoop 2024
9 de dezembro de 2024 às 15:01
Sistema Ocergs celebra finalistas gaúchos no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024
Iniciativas transformadoras, que colocam o cooperativismo no centro do desenvolvimento social, econômico e ambiental, reforçando o impacto positivo do movimento em comunidades locais e nacionais, foram premiadas nesta terça-feira (3/12), em Brasília. O 14º Prêmio Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024, promovido pelo Sistema OCB, premiou 18 projetos com troféus ouro, prata e bronze em seis diferentes categorias: Comunicação Coop; Coop Cidadã; Cultura Cooperativista; Desenvolvimento Ambiental; Inovação e Intercooperação. Também foram contemplados 12 jornalistas e/ou veículos de comunicação na categoria Imprensa, criada para esse ano. Entre os finalistas, cinco projetos gaúchos foram agraciados.
Na categoria Desenvolvimento Ambiental, a Sicredi Conexão ganhou o troféu bronze com o case “A cooperação da Abelha e o Café”. “Receber este prêmio, que tem uma credibilidade gigantesca, é um orgulho muito grande. Isso reflete o propósito sistêmico, de juntos construirmos uma sociedade mais próspera, afirmou a presidente da entidade, Angelita Cadoná.
Em Intercooperação, o projeto “Até o último associado”, da Certel Energia, em parceria com diversas cooperativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ganhou o troféu Ouro. “Sem dúvida, é um momento muito especial. O nosso projeto foi escrito em função da catástrofe que aconteceu no Rio Grande do Sul. E ele nos dá um exemplo de como ressurgir, como renovar e como reconstruir”, disse o presidente da cooperativa, Erineo Hennemann.
Na categoria Imprensa/Radiojornalismo a Agência Radioweb, com a matéria “Cooperativismo: o poder de organizar, impulsionar e gerar renda” recebeu o troféu Bronze. “Esta premiação tem um significado muito especial, pois é o reconhecimento do bom jornalismo. Ficamos muito felizes em poder contar boas histórias que só o cooperativismo proporciona”, declarou o repórter Rafael Silva. A Tua Rádio São Francisco, foi a grande vencedora da categoria com a série de reportagens “Cooperar é unir forças”. “Este prêmio confirma que o jornalismo está fazendo seu papel, disseminando a informação e mostrando projetos que fazem a diferença e ajudam as pessoas”, concluiu o jornalista Tales Armiliato.
Com a reportagem “A força do cooperativismo no RS: cooperativas levam tecnologia e desenvolvimento para o campo”, a RBSTV ganhou o troféu Bronze na categoria Imprensa/Telejornalismo. “A nossa matéria mostrou um pouco do que o cooperativismo pode fazer pelas pessoas, possibilitando que famílias produtoras gaúchas possam ampliar os seus negócios e levar mais desenvolvimento para suas propriedades. Estou muito feliz em poder levar esse troféu para o Rio Grande do Sul”, afirmou a repórter Francieli Alonso.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destacou a relevância da premiação como um reconhecimento significativo para os gaúchos, após a superação da maior enchente e da maior seca no mesmo ano no estado. “Este foi um ano de reconstrução e resiliência, no qual reafirmamos nossa visão de crescimento e superação. É fundamental que possamos mostrar ao Rio Grande do Sul e ao país o papel transformador do cooperativismo, além de reforçarmos a importância da integração entre todos os seus ramos,” concluiu Hartmann.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS