Comitê Geração C se reúne para traçar plano de trabalho do próximo ano
5 de julho de 2024 às 10:41
Foi em um clima de descontração, com uma playlist das músicas favoritas dos participantes, que os cerca de 30 integrantes do Comitê de Jovens do Sistema Ocergs, o Geração C, se conheceram presencialmente. O grupo, formado por jovens associados ou colaboradores de cooperativas de todo o Estado, foi criado em outubro de 2023 – e, até então, os integrantes só haviam se encontrado virtualmente. Nesta quarta (3) e quinta-feira (4), eles participaram de um encontro na Unisinos, em Porto Alegre, para definirem objetivos e metas do grupo até o fim do ano de 2025.
Os jovens foram recepcionados pelo presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, que destacou o encontro como uma grande oportunidade de crescimento. “Esse interesse e entusiasmo dos jovens nos levam cada vez mais ao crescimento. Eles estão mostrando um exemplo belíssimo de um cooperativismo moderno e inclusivo”, disse.
O presidente afirmou que, para cooperar, é preciso vontade e ação. “O cooperativismo vai ser do tamanho do nosso sonho, mas o sonho requer trabalho, preparo e gestão”, concluiu.
Quem comandou as atividades foi o professor da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) Alexandre Garcia. De acordo com o educador, que acompanhou também as reuniões virtuais do Comitê, o movimento é vital para a continuidade do cooperativismo. “Ter esse grupo aqui é incrível. Essa galera é o futuro, não tenho a menor dúvida disso – e é aqui que esse futuro está sendo construído”, definiu.
A jovem Larissa de Sousa Zambiasi, coordenadora do Comitê Geração C e representante da Cooperconcórdia, veio de Santa Rosa para encontrar os colegas. Segundo ela, é fundamental debater a atuação em frentes estratégicas, como a criação de novos comitês e eventos com foco no desenvolvimento e no engajamento para renovação do quadro social e fortalecimento das cooperativas. “Juntamos um grupo de jovens lideranças que vêm de várias cooperativas e regiões para unir forças e, por meio dessa união, desenvolver as coops e as comunidades onde elas estão inseridas. Sabemos que, onde tem coop, o desenvolvimento é melhor”, destacou.
Objetivo será engajar, capacitar e desenvolver a juventude
Depois de muita troca de ideias e experiências, o Comitê definiu, na manhã desta quarta-feira (3), o principal objetivo até o fim do ano de 2025. “Engajar, capacitar e desenvolver a juventude, fortalecendo o protagonismo no processo de aprimoramento da governança”. Para isso, sete projetos foram acordados, assim como seus cronogramas, responsáveis e também recursos necessários para suas execuções. São eles:
– Trilhas educacionais
– Selo Roxo
– CBC Jovem
– Eventos Regionais itinerantes
– Portas Abertas do coop
– Mentoria
– Intercâmbio
O resultado agradou a Joel Menegat, representante da Vinícola Nova Aliança. O jovem de 34 anos veio de Nova Pádua, na Serra gaúcha, e viu no encontro a oportunidade de conhecer outras áreas do cooperativismo. “No primeiro dia, nós nos conhecemos e, no segundo, focamos em como melhorar o cooperativismo. Agora, temos várias frentes para lapidar, aprimorar e, no próximo ano, colocar em prática”, disse. Para Joel, o encontro foi uma forma de conhecer o cooperativismo como um todo – e de ver a juventude engajada com o compromisso de estimular o futuro.
Para Edra Marques, 29 anos, o encontro presencial do grupo foi um ponto de transformação também para o Sistema Ocergs. “A Ocergs já é uma potência, mas acredito que ela está entrando uma nova era, que é de fortalecimento e promoção da juventude no meio cooperativo para que possamos se fortalecer como sistema no sentido de estar de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o sistema de ESG”, exemplificou. Edra representa a Cootravipa, de Porto Alegre, e é também vice-coordenadora do Comitê Geração C. Na hora de voltar para casa, saiu satisfeita com os resultados. “Os membros do Comitê se dedicaram incansavelmente para traçarmos um caminho lindo e transformador para o futuro do cooperativismo gaúcho”, comemora.
As cinco horas e meia de viagem não desanimaram Paula Rodrigues Scholant, 29 anos, que veio de Bagé, na região da Campanha. Ela acredita que o grupo se despediu mais conectado com o propósito de levar o cooperativismo ao maior número de pessoas possível. “Esse é um modelo de negócio que beneficia tanto os associados quanto a comunidade à volta. Espero que possamos, dentro das nossas realidades, usar essas ideias para atrair cada vez mais gente, principalmente jovens”, diz.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS