Caderno sobre o Dia de Cooperar 2023 é lançado
18 de março de 2024 às 11:11
O Sistema Ocergs lançou, nesta semana, o caderno sobre o Dia de Cooperar 2023, celebrado no primeiro sábado de julho. O documento reúne diversas ações voluntárias realizadas nas comunidades em que as cooperativas gaúchas estão inseridas, colocando em evidência um dos maiores pilares do cooperativismo: ajudar pessoas e transformar vidas.
O caderno traz um compilado dos números do último ano, como, por exemplo, a realização de 877 ações pelas cooperativas gaúchas, beneficiando mais de 315 mil pessoas, e de como essas iniciativas estão no dia a dia do cooperativismo. Cooperativas gaúchas que têm atuação em outros estados também executaram ações fora do território gaúcho, como Minas Gerais.
O Dia C envolveu cerca de 19 mil voluntários e movimentou, aproximadamente, R$ 415 mil. Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, os números animadores fazem parte de um cooperativismo que vem crescendo a cada dia no RS. Mas, principalmente, vão ao encontro do que, de fato, é o cooperativismo no estado.
“Projetamos metas ousadas, inéditas e colaborativas. Tudo isso para investir nas comunidades, desenvolver sua economia e a sustentabilidade, gerando melhores oportunidades e qualidade de vida para todos. O foco na valorização das pessoas é a força motriz para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, portanto, é uma iniciativa prioritária para o Sistema Ocergs”, ressalta o presidente.
Participação no Dia C RS
O Sistema Ocergs participa ativamente do Dia C desde 2015. Todos os anos, as cooperativas do RS realizam eventos e ações de responsabilidade social, oferecendo à comunidade atendimentos e serviços voluntários, além de atividades culturais, educacionais, socioambientais, de saúde e esporte e lazer.
De 2015 até 2023, mais de 90 mil voluntários já beneficiaram um número que supera dois milhões de gaúchos. “Em 2024, convidamos as cooperativas gaúchas a continuar fazendo
a diferença na vida de muitas pessoas. Juntos, somos mais fortes e podemos muito mais”, destaca Hartmann.
ONU e cooperativismo
Buscando um maior desenvolvimento sustentável do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, também em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para alcançar um futuro melhor até 2030. Desde esta criação, as cooperativas gaúchas não medem esforços para desempenhar um papel fundamental na transformação social, tendo os ODS como base.
2024 já começou
Até a primeira quinzena de março, 15 cooperativas (confira abaixo) foram selecionadas para investir mais de R$ 2,6 milhões do Fundo Social do Sescoop/RS na transformação da vida dos gaúchos. O investimento será direcionado para ações que vão melhorar a vida de mais de 24 mil gaúchos, nas áreas da educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. A lista completa das cooperativas contempladas pode ser conferida aqui.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS