Tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020: Cooperativas para a Ação Climática
7 de abril de 2020 às 10:06
A Aliança Cooperativa Internacional anunciou na última sexta-feira (3/4) a definição do tema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano. Celebrado no dia 4 julho, primeiro sábado do mês, como ocorre desde o ano de 1923, a data dará destaque ao papel das cooperativas nas ações de prevenção à mudança climática.
As cooperativas e a ação contra as mudanças climáticas será o tema adotado pela Aliança Cooperativa Internacional e pela Organização das Nações Unidas. Desde 1995, ano do centenário da ACI, as Nações Unidas passaram a celebrar o Dia Internacional das Cooperativas como parte da agenda oficial da Organização.
O tema proposto foi sugerido pela Comissão de Promoção e Avanço do Cooperativismo, o COPAC, organização internacional formada pela ONU, ACI e organizações internacionais públicas e privadas que fomentam e representam o cooperativismo. Desde o ano de 2016, os temas escolhidos fazem referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este ano, o ODS selecionado foi o 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Com esta escolha, a ACI convida a comunidade cooperativa em todo o mundo a continuar promovendo ações para combater as mudanças climáticas. Essa situação crítica coloca em risco a vida e os meios de subsistência de milhares de pessoas e destrói os ecossistemas vitais para os seres humanos e para o planeta.
Por que esse tema?
O tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2020 foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 sobre Ação Climática. Este evento terá como foco a contribuição das cooperativas para combater as alterações climáticas, um dos mais sérios desafios que enfrentam nosso planeta durante o século 21. As mudanças climáticas afetam severamente os meios de vida das pessoas em todo o mundo, especialmente os grupos mais desfavorecidos, como pequenos agricultores, mulheres, jovens, povos indígenas e minorias étnicas, que precisam lidar com desastres naturais extremos e degradação dos recursos naturais.
O movimento cooperativo pode usar essa importante oportunidade para se posicionar como ator global de mudança e colaborar com seus parceiros na comunidade internacional. Esse esforço coletivo pode impactar significativamente a agenda climática e alcançar uma transição justa, verde e justa para todas as comunidades, sem deixar ninguém para trás.
Sobre o Dia Internacional das Cooperativas
O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização sobre as cooperativas, destacar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento internacional de cooperativas, destacar as contribuições do movimento para a resolução dos principais problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e estender parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Em 1992, após um esforço conjunto de lobby dos membros cooperativos da ACI e do Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (COPAC) , a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário do estabelecimento da Aliança, pela resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992 .
Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas definem o tema da celebração do Dia Internacional por meio da COPAC, uma parceria de várias partes interessadas de instituições públicas e privadas globais, sendo a ACI um membro fundador, que defende e apóia as pessoas. e empresas cooperativas autossustentáveis como líderes em desenvolvimento sustentável.