Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Missão de Estudos Ramo Transporte em Israel

9 de novembro de 2022 às 09:36

Nessa segunda-feira (07/11), os cooperativistas brasileiros do ramo transporte que estão em missão internacional por Israel foram à Tel Avivi, na sede do Ministério dos Transportes, onde tiveram a oportunidade de conhecer a parceria público-privada chamada Smart Mobility. Os detalhes foram repassados pela diretora administrativa adjunta, Daniella Gera Margaliot, que ocupa a função desde 2016 e está ligada ao gabinete do primeiro-ministro, trabalhando para promover a implementação de soluções de mobilidade inteligente no mercado local e estabelecer o ecossistema israelense que tem colocado o país como um dos líderes mundiais nessa área. Ela explicou como Israel está se preparando para viabilizar o tráfego de carros autônomos nas ruas, tecnologia na qual as empresas israelenses ocupam posição de vanguarda.

Drones e carros elétricos

Margaliot discorreu ainda sobre o NAAMA (Israel Urban Air Mobility Initiative), iniciativa que visa estabelecer uma rede de rotas nacionais para drones, que será capaz de transportar qualquer carga, desde que seja pequena e leve o suficiente, para qualquer lugar em Israel e a qualquer momento. “O objetivo é criar uma plataforma que possibilite a operação de empresas que atuam nesse segmento, tanto em termos de infraestrutura quanto em termos de regulamentação”, relata o coordenador de Monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto, que integra a viagem técnica. Na visita, os brasileiros conheceram ainda o programa-piloto Mazor MiShamayim (Alívio do Céu), criado para enfrentar os desafios impostos pela pandemia do coronavírus e que ajudou o Ministério da Saúde, hospitais, fundos de saúde, farmácias e laboratórios a fazer o transporte de medicamentos e equipamentos médicos, primeiro entre departamentos dentro dos hospitais, e depois, de forma gradual e controlada, entre centros médicos, criando uma rede totalmente nacional. Outro ponto tratado durante a passagem pelo Ministério dos Transportes de Israel foram as medidas que estão sendo tomadas naquele país para facilitar a entrada de veículos elétricos no mercado israelense e incentivar essa opção de transporte entre a população.

Transporte público

Na parte da tarde, o grupo esteve no Egge Group, na cidade de Holon. Trata-se da principal empresa de transporte público de Israel e uma das maiores operadoras do mundo. Ela emprega 9.000 pessoas em Israel e em outros países. Tem faturamento anual de cerca de US$ 1,13 bilhão. Nos últimos anos, a Egged ampliou significativamente suas atividades, tanto no transporte público, quanto nas áreas de interface. Atualmente é líder de mercado em vários setores, seja operando clusters de transporte público dentro e ao redor de Israel; na prestação de serviços de manutenção, distribuição e produção para a indústria de autocarros; na prestação de serviços de transporte público na Europa; no transporte e turismo; na construção e operação da Linha Vermelha para o Sistema LRT de Tel Aviv e em pesquisa, desenvolvimento e estabelecimento de redes de trânsito inteligentes, além de soluções de passeio sob demanda. A empresa, que já chegou a atuar como cooperativa, possui hoje aproximadamente 4.000 ônibus de transporte coletivo público, que transportam quase um milhão de passageiros, percorrendo uma distância de aproximadamente 622 mil milhas (pouco mais de um milhão de quilômetros) todos os dias. “A operação de ônibus da Egged representa quase 35% do share do mercado”, afirma Gogola.

O grupo

Estão participando da viagem técnica a Israel representantes do cooperativismo de transporte de nove estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal – além do Sistema OCB. Os gaúchos que integram a viagem técnica são o presidente da Central Sr. Adelar Steffler e o vice-presidente Sr. Roberto Brezolin, além da Analista Técnica do setor de Monitoramento do Sescoop/RS, Srta. Tatiana Francisco. Eles chegaram no país na semana passada e cumprem um roteiro de visitas até sexta-feira (11/11). O objetivo da missão é conhecer o modelo de transporte israelense, seja de cargas ou de passageiros, e, ainda, os aplicativos utilizados lá e a organização da cadeia logística.

Fonte: Sistema OCEPAR

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!