Casa do Cooperativismo Gaúcho recebe visitantes na Expodireto
8 de março de 2022 às 16:57
A Casa do Cooperativismo do Rio Grande do Sul está de portas abertas para os visitantes da 22ª edição da Expodireto Cotrijal. Oportunidade para o público cooperativista e sociedade em geral conhecer mais sobre o impacto do cooperativismo gaúcho no desenvolvimento econômico e social do Estado.
O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior. Os indicadores confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul. “O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.
Confiança no sistema cooperativista
O número de associados às 455 cooperativas gaúchas passou de 2,97 milhões para 3,06 milhões em 2020, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista. A participação da população gaúcha envolvida no cooperativismo é de 53,4%, considerando que a família de cada associado se constitui, em média, de duas pessoas.
Agro impulsiona resultados
As cooperativas agropecuárias registraram um faturamento de R$ 35 bilhões em 2020, o que representa um aumento de 11,8% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 63 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. Na produção total da safra de soja gaúcha, as cooperativas do setor mantêm sua participação de 50%.
Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS