Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cooperativas com a melhor gestão do Brasil são premiadas

8 de dezembro de 2021 às 16:26

Fim da espera!

O Sistema OCB divulgou nesta terça-feira (07/12) as cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2021. O selo ouro foi entregue para 30 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 39 e o de bronze com 34. Das 103 cooperativas reconhecidas, 9 receberam o selo ouro no nível de maturidade rumo a excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação. A cerimônia foi realizada em evento online e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista que busca, constantemente, se tornar cada vez mais forte e competitivo. “Mais que a premiação, o que o cooperativismo está alcançando é a participação em um programa de excelência que contribui para a melhoria da qualidade de processos e também de vida. É mais do que a simples geração de empregos ou renda. É levar prosperidade para as localidades onde cada cooperativa está presente. Os resultados são extraordinários e nos enche de orgulho”.

Entre as premiadas, a Unimed-BH conquistou o reconhecimento de maturidade nível Ouro dentro da categoria Rumo à Excelência pela terceira vez consecutiva. Com 42 troféus, Minas Gerais foi o estado com o maior número de cooperativas reconhecidas. Paraná (15) e Santa Catarina (10) aparecem em seguida. Em relação aos ramos, o que registrou o maior número de premiações foi o Crédito (49) seguido do de Saúde (30).

Governança

A governança é um dos grandes pilares do cooperativismo. Garantir o alcance dos objetivos sociais e assegurar a gestão de modo sustentável é um grande desafio e também uma conquista. Por isso, o SomosCoop Excelência em Gestão também premia com o selo Destaque Governança as cooperativas que se destacam nesse quesito. A avaliação observa a originalidade da prática, os indicadores de educação cooperativista e o nível de satisfação dos cooperados com os processos de governança.

Busca pela excelência

Uma novidade desta edição foi o Destaque Busca pela Excelência, destinado às cooperativas que não alcançaram pontuação para serem visitadas e consequentemente reconhecidas, mas que são engajadas no programa. O objetivo é valorizar a participação e o empenho em melhorar os processos de gestão, ou seja, que estão no caminho certo para alcançar o nível de excelência.

No total, 10 cooperativas, duas de cada região do país, receberam o destaque: Coapa, do Tocantins e Sicoob Cooesa, do Pará (Região Norte); Sicoob Central, da Bahia e Unimed Fortaleza (Região Nordeste); Sicredi Centro-Sul e Sicredi União, do Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste); Unimed Juiz de Fora, de Minas Gerais e Sicoob Sul, do Espírito Santo (Região Sudestes); e Coopera e Sicoob Transcredi, de Santa Catarina (Região Sul).

Participação

Na edição deste ano, a premiação que ocorre a cada dois anos, recebeu a inscrição de 310 cooperativas, número 14% superior ao de 2019. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Além disso, todas as etapas de avaliação foram realizadas de forma virtual para garantir a saúde e a segurança do processo em decorrência da pandemia da Covid-19.

Já a banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. São eles: Fabiana Durgant, do Ministério da Agricultura; Mateus Neves, da Universidade Federal de Viçosa; Paula Leitão, do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues; da Fundação Getúlio Vargas; e Samir Martins, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão e excelência divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo a excelência.

Cooperativas Gaúchas

Destaque para as cinco cooperativas gaúchas que foram reconhecidas nos seguintes níveis:

  • SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC/MG – Rodeio Bonito, Nível: Compromisso com a Excelência

Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS

  • SICREDI UNIÃO RS – Cerro Largo/Santa Rosa, Nível: Compromisso com a Excelência

Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS

  • UNIMED ERECHIM – Erechim, Nível: Compromisso com a Excelência, Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS
  • UNIMED FRONTEIRA NOROESTE/RS – Santa Rosa, Nível: Rumo à Excelência, Categoria: Reguladas pelo Bacen ou ANS
  • UNIMED CENTRAL DE SERVIÇOS AUXILIARES – Canoas, Nível: Rumo à Excelência, Categoria: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Confira a lista completa das cooperativas reconhecidas com a melhor gestão do Brasil, por ordem alfabética e níveis de maturidade:

https://www.sescooprs.coop.br/noticias/2021/12/08/cooperativas-com-a-melhor-gestao-do-brasil-sao-premiadas/

Fonte: Sistema Ocergs/SescoopRS

Vídeo

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!