Usamos cookies para melhorar a sua experiência com nossos serviços. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Live do Ramo Transporte debate desafios e oportunidades do setor

30 de outubro de 2020 às 15:34

O Sistema Ocergs promoveu, no dia 23 de outubro, a Live do Ramo Transporte, pela Plataforma Microsoft Teams, com o objetivo de debater sobre modelos de negócios, intercooperação e o panorama da Reforma Tributária e seus possíveis impactos para as cooperativas do setor.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema, Vergilio Perius, que destacou alguns números do ramo, como seus números, a importância da intercooperação e outras oportunidades de desenvolvimento e modernização das cooperativas do setor no contexto em que estamos de uma pandemia global e principalmente, pós pandemia.

Intercooperação

O diretor da Ocergs e presidente da Cootraibi, Roberto Brezolin, reforçou a importância da intercooperação principalmente no que tange a ganho de mercado e fidelização do associado. “As cooperativas, através da Rede Transporte, fazem um trabalho espetacular, agregando valor e renda aos associados. A intercooperação, que começou dentro do nosso setor, hoje está indo para outros ramos e buscaremos, cada vez mais ganhar esse espaço”. Destacou também o papel do gestor nesse processo: “A intercooperação está no DNA do associado e da cooperativa, mas o gestor precisa cuidar do associado e do tomador de serviço, buscar a intercooperação e a participação de todos para conquistar a credibilidade e, assim, promover o crescimento do ramo”, destacou.

Identidade Cooperativa

O presidente da Rede Transporte e da Vale Log, Adelar Steffler, deu destaque à identidade cooperativista. Para ele, a intercooperação é um fator muito importante, mas atrelado à qualificação para transformar e melhorar as coops de transporte. “Nosso principal desafio atualmente é fazer com que o cooperado conheça e entenda o que é realmente uma cooperativa, e que nós, como gestores, apenas o representamos, mas ele é o dono. E ainda, difundir os programas desenvolvidos pelo Sescoop como PDGC, GDH e PAGC para desenvolver as cooperativas. Não existe cooperativa forte com associado fraco e nem o contrário. A intercooperação só vai acontecer depois disso”.

Na sequência, a presidente da Cooperlíquidos e diretora financeira da Rede Transporte, Etiane Clavijo, apresentou um breve histórico da criação da Cooperativa e os principais desafios enfrentados, os diferenciais do modelo cooperativo e o suporte técnico e qualificação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para que a cooperativa se torne cada vez mais sustentável.

Reforma Tributária

Por fim, a advogada tributária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Amanda Oliveira, apresentou um panorama sobre a Reforma Tributária e expôs o trabalho que o Sistema OCB tem desenvolvido com relação ao assunto e quais os pontos de atenção para o Ramo Transporte, como por exemplo, inadequação do instituto da isenção para as receitas decorrentes dos atos praticados entre as cooperativas e seus associados, nos termos do art. 79 da Lei 5.764/71; revogação da exclusão de base de cálculo do ato cooperativo, inclusive das sobras;  geração e apropriação de poucos créditos, visto a natureza do serviço e da alocação do custo no cooperado; incidência sobre acréscimos – como multas e encargos, dentre outros.

Escola de Formação de Motoristas

Pensando na qualificação de seus associados, a Vale Log, juntamente com a Central Rede Transporte e Sescoop/RS criou a Escola de Formação de Motoristas, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico e prático de motoristas recém habilitados na categoria ‘E’, a fim de formar profissionais mais preparados para atuar no transporte rodoviário de cargas. O curso compreenderá aulas teóricas e práticas, com abordagem de diversos conteúdos como mecânica básica, trânsito, meio ambiente, educação financeira, dentre outros.

O curso será ministrado por instrutores técnicos com conhecimentos específicos nas áreas de ensino e a certificação será pelo Sescoop/RS e a primeira turma está prevista para início em dezembro.

 

Área do associado

Ao acessar a área do associado você aceita nossa Política de Privacidade.

Usuário ou senha incorretos. Verifique!

Não tem ou esqueceu seus acessos? Solicite novos

Preencha os dados abaixo para recuperar seu acesso.

Erro ao enviar a solicitação. Tente novamente!
Solicitação enviada com sucesso!